O Corte de Cabelo segundo Branham

desmistificandobranham.com

Para William Branham e seus seguidores é estritamente proibido que as mulheres cortem seus cabelos. Porém, será mesmo que isso é Bíblico? Ou é apenas um uso e costume? Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto, e desmistificar mais uma vez as pregações de William Branham.

Se a mulher cortar o cabelo o marido pode se divorciar:

Muitos seguidores de William Branham mantêm todas as declarações faladas por ele que terminam com a frase “Assim, Diz O Senhor”, em grande estima. Para alguns, essas afirmações tomam maior importância do que as escrituras, e se algum conflito for encontrado entre as palavras de Branham e as palavras de Jesus Cristo, as palavras de Branham serão defendidas

Um desses exemplos, é a afirmação de Branham de que Deus falou através de sua boca para dizer a seus seguidores para divorciarem de suas esposas se elas cortassem os cabelos. De acordo com Branham, o Senhor usou sua voz para dizer ao mundo que um marido deveria afastar de sua esposa se as tesouras tocasem seus longos e fluentes cabelos.

DISCERNINDO O CORPO DO SENHOR
12 de Agosto de 1959
Chatauqua - Ohio - E.U.A.

39 Cortando o cabelo. A Bíblia diz que se uma mulher cortar o cabelo, seu esposo tem o direito de dar-lhe o divórcio, porque ela lhe tem sido infiel. Ele disse que ela desonra sua cabeça. Não é assim? E o homem é a cabeça da mulher.

Rev. William M. Branham
App A Palavra Original
[Inglês]
61-0520 - "From That Time"
Rev. William Marrion Branham

169 I was speaking this morning of this woman, immoral woman, washing Jésus’ dirty feet, wiping them with her hair. Some of our Pentecostal sisters have to stand on their head to get enough hair to wash the feet, cut it all off. See? That’s right. It used to be wrong for you to do it. It’s still wrong for you to do it! The Bible plainly teaches, if a woman cuts her hair, her husband has a right to divorce her, put her away.

170 Said if she cuts her hair, she dishonors her head, her husband, and a dishonorable woman should not be lived with. I better shut up now, I’ll get you preachers right here…I’m only telling you the truth. You’re going to face me with it at the Day of Judgment, that’s THUS SAITH THE LORD, in His Word.



[Tradução]
"From That Time" - 20 de maio de 1961
Rev. William Marrion Branham

169 Eu estava falando nesta manhã desta mulher, mulher imoral, lavando os pés sujos de Jesus, enxugando-os com seus cabelos. Algumas de nossas irmãs pentecostais têm que ficar de cabeça para baixo para conseguir cabelo suficiente para lavar os pés, cortar tudo. Ver? Isso mesmo. Costumava ser errado você fazer isso. Ainda é errado você fazer isso! A Bíblia ensina claramente, se uma mulher corta o cabelo, seu marido tem o direito de se divorciar dela, repudiá-la.

170 Disse que se ela cortar o cabelo, ela desonra sua cabeça, seu marido, e uma mulher desonrosa não deve ser vivida. É melhor eu calar a boca agora, vou trazer vocês, pregadores, aqui mesmo... só estou dizendo a verdade. Você vai me enfrentar com isso no Dia do Juízo, isso é ASSIM DIZ O SENHOR, em Sua Palavra.


App The Table - EUA

Mas existe um problema. Isso não combina as palavras de Cristo, o Filho do Deus Vivo. Se Branham fosse sincero, e Deus falasse através de seus lábios, então estaríamos servindo a um Deus que dê declarações conflitantes.

Em Mateus 19, Jesus nos diz que há apenas um pecado digno de afastar sua esposa e que o pecado não tem nada a ver com os cabelos na cabeça. Jesus nos diz que a fornicação era o único motivo para afastar-se de sua esposa, e se alguém o fizesse sem motivo de fornicação, eles estavam cometendo adultério:

E eu vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e aquele que casar com a repudiada comete adultério.

Mateus 19:19

Alguns dos seguidores desacreditam desta afirmação, embora Branham alegou ter sido falada na “Palavra direta de Deus”, e ele ainda usou o ASSIM DIZ O SENHOR. Aqueles que estão familiarizados com os eventos em torno do segundo casamento do filho de Branham, Billy Paul Branham, afirmam que até que Branham pregou o sermão intitulado “Casamento e Divórcio” em 1965, nem Branham, nem o povo tinha qualquer conhecimento dos ensinamentos das escrituras envolvendo divórcio e novo casamento.

Ironicamente, os irmãos de sangue de William Branham também não parecem ter esse conhecimento; William Branham realizou as cerimônias de casamento para os muitos casamentos de seus irmãos, para suas muitas esposas.

Branham admite que suas filhas cortam o cabelo:

PERGUNTAS E RESPOSTAS - Nº 3
30 de Agosto de 1964
Jeffersonville - Indiana - E.U.A.

185 Bem, eu - eu - talvez querem dizer isto: “É ainda cabelo comprido quando cortam na frente?” Não é mais, eles o cortaram. Vê? Mas como o homem que tinha as calças e as cortou três vezes e continuaram muito pequenas. O que dizer? O que dizer? [O irmão Branham fala com alguém na audiência - Ed.] Oh, é disto que estão falando. Como eu brinco com a minha filhinha, ela disse... Eu as chamo de “pastinhas” vocês sabem, franjas, ou seja o que for, vocês sabem, rente a testa aqui.
186 Bem, eu imagino estas crianças que cortam os seus cabelos na frente... Você - talvez sua mãe pudesse te dizer a respeito disto (Vê?), se ela deseja que você o faça desta maneira. Eu penso que isto pareceria como - mais ou menos como uma mulher que está olhando através de um retrovisor, se ela passou de seus vinte e cinco anos de idade e deseja cortá-los na frente assim, para parecer como uma criança. Olhe aqui para onde você está indo, irmã, não para onde você esteve. Vê?
187 E agora, mas cortar o cabelo; eu - eu - eu - eu lhes direi isto. Eu não posso - eu - eu não tenho nenhuma - nenhuma Escritura que diz que você pode cortar tal tanto disto e não pode fazer o outro. Eu - eu não tenho nenhuma Escritura para isto, eu - eu não poderia te dizer isto, irmã ou irmão, seja quem for.
188 Uma coisa eu digo. Eu gostaria... Agora, eu sei que minhas crianças têm feito isto também, Rebeca e Sara; eu vejo quando elas cortam seus cabelos aqui na testa, e atrás elas fazem tranças, e fazem estas franjas e coisas assim na frente. Eu - eu - não, eu... Agora, não as defendo. Vêem? Não, senhor! Para mim, eu gostaria que elas nunca colocassem tesoura em seus cabelos de modo nenhum. Mas quando eles ficaram grandes, pendidos assim, e simplesmente os cortam na frente tirando-os de seus olhos, as criancinhas, talvez. Eu - eu não diria que isto seria errado, eu não creio. Vêem? Mas quando você tem... Se você pode, eu - para vocês irmãs, eu simplesmente o deixaria da maneira que o Senhor o fez. Vêem?

Rev. William M. Branham
App A Palavra Original

O que a Bíblia fala sobre corte de cabelo?

Corte de cabelo assim como vestimentas, estão ligadas a usos e costumes, são questões humanas. A Bíblia ensina a modéstia, que você deva dar valor a sua alma mais do que a sua aparência.

O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas.”

1 Pedro 3:3-4:

Com isso, o que deveria ser pregado na igreja é a modéstia, que a pessoa entenda o que lhe convém, para que não se pareça com o mundo. Afinal, ninguém quer ser confundido certo? Quando se vai ao trabalho você deve usar o uniforme da empresa, e quando você vai passear você usa uma roupa adequada para o ambiente. Afinal nossa sociedade possui normas culturais, coisas que são “belas” e “feias”, “certas” e “erradas” de acordo com os costumes locais.

Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.”

– 1 Timóteo 2:9-10

Por que Paulo mandou as mulheres deixarem o cabelo crescido?

Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.
Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.
Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.
O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.
Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.
Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.
Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.
Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?
Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?
Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

– 1 Coríntios 11:4-16

Primeiramente precisamos entender que Paulo era Judeu, e ele pregava para Gregos, e com isso, a ideia do que era certo e errado era diferente para cada povo. Em Corinto era muito comum ver templos que cultuavam a deusa Afrodite.

Afrodite era uma deusa muito admirada pelo povo da Grécia-antiga principalmente por cidades litorâneas como Corinto, Citera, Tebas e Esparta. Era considerada a protetora dos marinheiros, viajantes do mar e das prostitutas, recebendo cultos específicos dos mesmos. Os gregos também faziam festivais como a Afrodísia, onde era comum em locais como Corinto, serem realizados rituais de prostituição como forma de adoração a Afrodite.

E para diferenciar as mulheres prostitutas desses templos, as mesmas tosquiavam, ou seja, raspavam a cabeça. E quem dirigia esses cultos a Afrodite eram mulheres. Por conta disso, Paulo não queria que a igreja fosse confundida, ou que os irmãos se parecessem com aquilo que era cultuado na região. E então por esse motivo ele disse isso: “Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.

Imagina quão desonroso seria para o marido se sua esposa fosse comparada a uma prostituta? Se é desonroso para o marido, imagina para Deus? E mesmo com tudo isso Paulo nunca disse para os maridos se divorciarem de suas esposas por corte de cabelo.

Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.

– 1 Coríntios 11:1

Concluindo…

Sejamos imitadores de Cristo, tudo que fazemos, nos diz a nosso respeito, não queremos ser comparados com coisas que não são de Deus.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.

– 1 Coríntios 10:23

Obs: As mensagens que não possuem tradução para o português vieram do app The Table dos EUA e por isso colocamos a versão em inglês e a tradução, já que não há uma tradução oficial.

No app The Table basta pesquisar pela data da mensagem que é esse numero [61-0124], 61 é o ano, 01 é o mês e 24 é o dia.

Gerar PDF
Rolar para cima