Sem dúvidas esse é um dos pontos mais discutidos dentro da mensagem, afinal quem foi crente da mensagem sempre ouviu sobre apocalipse 10:07. Neste artigo vamos estudar esta passagem de acordo com os ensinamentos feitos pelo próprio William Branham.
237 Acredito que "o sétimo anjo" do Apocalipse 10 é o Sétimo Mensageiro da Apocalipse da Apocalipse 3:14. Lembrar. Agora deixe -me ler. Veja onde posso ler. Agora, este era o sétimo anjo.
Mas nos dias da voz do sétimo anjo, (7º verso) quando ele começar a soar, o mistério de Deus deve ser concluído, como ele declarou aos seus servos os profetas.
238 Agora, você percebe, este era um anjo. E é o anjo da sétima idade da igreja, porque diz aqui, é "o sétimo anjo", da sétima idade da igreja. Descobri que, se você quiser ver quem está o … onde está o anjo, Apocalipse 3:14, é, "o anjo da Igreja Laodicana".
242 Agora, soando adiante, este mensageiro, o sétimo anjo aqui está soando sua mensagem para a igreja Laodiciana. Observe seu tipo de mensagem. Agora, não foi para o primeiro anjo, não recebeu isso; Segundo anjo, terceiro, quarto, quinto, sexto. Mas é o sétimo anjo que tinha esse tipo de mensagem. O que foi isso? Observe seu tipo de mensagem: "Terminando todos os mistérios de Deus, que estão escritos no livro". O sétimo anjo está acabando com todos os mistérios que estão soltos, tudo através dessas organizações e denominações. O sétimo anjo os reúne e termina todo o mistério. Foi o que a Bíblia disse: "Termina o mistério do livro escrito".
62-1230 E-Isso é o sinal do fim, senhor?
Rev. William Marrion Branham
422. É… é o sétimo anjo, como mencionado, de Apocalipse 10, a mesma pessoa que Elijah de Malaquias 4? Eu respondi isso? Isso não parece que eu respondi isso.
154 Sim, é a mesma pessoa. Apocalipse 10 é a mensagem do sétimo anjo, que ... Sétimo Mensageiro de Anjo da Sétima Igreja, que é Malaquias 4. É controle de natalidade ...
155 Eu tenho muito sobre isso. Acabei de jogar isso de volta, e eu não queria responder; Prefiro vê -lo em particular.
64-0830E-Perguntas e respostas #4
Rev. William Marrion Branham
William Branham também diz que o sétimo mensageiro vem juntar os cabos soltos:
76 Como Lutero pregou justificação, mas ele a deixou ao acaso porque ele não viveu o tempo suficiente. E adiante… Então eles organizaram a igreja. Lutero nunca a organizou; após Lutero. E então veio Wesley. E após Wesley, fizeram a igreja wesleyana. E então após aquilo veio João Smith, o batista; e então Alexandre Campbell, e assim por diante. Mas o homem, os reformadores, não viveram o tempo suficiente para reunir tudo isto. E então nos sobrou um punhado de cabos soltos, assim. E então quando eles o fizeram, por exemplo, do batismo nas águas que João Smith trouxe de volta, o batismo na água em—em imersão; porém usando um título. E muitas daquelas coisas que foram deixadas soltas. E então quando chegamos até o fim, a última Mensagem deve endireitar tudo aquilo, trazer estas coisas a “uma fé, um Senhor, um batismo.” Estão vendo?
63-0623M — Parado na Brecha
Rev. William Marrion Branham
60 São pequenas coisas deixadas incompletas que… Estes grandes guerreiros que entraram em cena, tais como Irineu, e Martin, São Martin, e Policarpo, e os vários outros, e Lutero, e Wesley, e todos estes. Está vendo? Da maneira que eles vieram e só viveram o bastante para—para de certo modo trazerem uma luz e fazerem-na brilhar, mas eles deixaram muitas coisas em—em trevas. Adiante veio a era pentecostal, assim como a era luterana, e eles se desviaram pelos galhos. Mas ainda assim, muito bem, não diga que eles não estavam certos. Eles estavam. Mas há coisas incompletas, que não podem ser explicadas. Mas então em… Por quê? Os Selos não foram abertos, para completamente revelarem o que estas coisas são. Está vendo?
63-0317 A Brecha entre as Sete Eras da Igreja e os Sete Selos
Rev. William Marrion Branham
Mas depois diz que é revelação:
36 E, oh, eu hoje certamente teria… E espero que as pessoas sejam espirituais. Eu teria cometido um horrível engano quanto a Isso, se não tivesse sido, por volta do meio dia hoje, quando o Espírito Santo entrou na sala e me corrigiu quanto a uma coisa que eu estava anotando para falar.
37 Eu estava tirando Isso de um velho contexto. Eu não tinha nada a esse respeito. Não sei o que é o Segundo Selo, nada mesmo. Mas eu havia pego um velho contexto de algo sobre o que eu falei vários anos atrás, e o anotei. E eu tinha compilado este contexto, contexto do Dr. Smith, muitos professores grandes e notáveis dos quais eu—eu tinha compilado isto. E todos eles criam nisso, de modo que o havia anotado. E eu estava para dizer: “Bem, agora irei estudá-Lo a partir desse ponto de vista.”
38 E ali, por volta do meio-dia, o Espírito Santo desceu na sala, e a coisa inteira se abriu para mim, e ali estava Isto, veja, deste—deste Primeiro Selo sendo aberto. Estou tão certo quanto estou aqui esta noite, de que esta é a Verdade do Evangelho que vou falar aqui. Eu—eu sei que é.
39 Porque, se uma revelação é contrária à Palavra, então não é Revelação. E, você sabe, tem coisa que pode parecer absolutamente verdadeira, e ainda assim não ser verdadeira. Está vendo? Parece que é, mas não é.
63-0318 — O Primeiro Selo
Rev. William Marrion Branham
Então como vimos, Branham disse: Porque, se uma revelação é contrária à Palavra, então não é Revelação. E segundo ele, lhe foi revelado, não foi um cabo solto de Smith ou de qualquer anotação que ele tinha feito.
Os Sete Selos no Livro de Apocalipse
Os sete selos são descritos no Apocalipse 6-8, onde o apóstolo João relata uma visão na qual Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, abre um livro ou rolo selado com sete selos. Cada selo, quando aberto, desencadeia uma série de eventos que simbolizam juízos e acontecimentos futuros.
- Primeiro Selo (Apocalipse 6:1-2): Um cavalo branco e seu cavaleiro, frequentemente interpretado como uma figura de conquista ou o Anticristo.
- Segundo Selo (Apocalipse 6:3-4): Um cavalo vermelho, representando guerra.
- Terceiro Selo (Apocalipse 6:5-6): Um cavalo preto, simbolizando fome.
- Quarto Selo (Apocalipse 6:7-8): Um cavalo amarelo-pálido, associado com morte e Hades.
- Quinto Selo (Apocalipse 6:9-11): Almas de mártires clamando por justiça.
- Sexto Selo (Apocalipse 6:12-17): Grandes desastres naturais e sinais cósmicos.
- Sétimo Selo (Apocalipse 8:1-5): Silêncio no céu e a introdução das sete trombetas.
Significado dos Selos
- Segredo Divino: Os selos são vistos como revelações progressivas do plano de Deus que estavam previamente ocultos. Sua abertura representa a manifestação de eventos que estavam determinados desde a fundação do mundo.
- Revelação de Juízo e Redenção: Cada selo revela diferentes aspectos do juízo de Deus sobre a Terra, bem como a progressão dos eventos que conduzirão à redenção final e ao estabelecimento do Reino de Deus.
- Interpretação Variada: Há diversas interpretações sobre o significado específico de cada selo. Algumas tradições cristãs veem os selos como representações de eventos históricos que já ocorreram, enquanto outras os interpretam como eventos futuros.
Teologia de William Branham
Na teologia de William Branham, um pregador influente do século XX, os selos têm uma interpretação específica e detalhada. Branham ensinou que os selos continham segredos profundos que foram revelados a ele por meio de uma série de visões e experiências espirituais, e ele acreditava que seu ministério estava cumprindo a profecia de Apocalipse.
O Sétimo Anjo é um profeta gentio?
Se a mensagem se considera um grupo Cristão, então a regra de fé se torna a Bíblia sagrada, afinal William Branham usava a Bíblia para fazer suas pregações. Então vamos analisar esta crença conforme o que está escrito no livro de Apocalipse.
A duas testemunhas:
3 Darei poder às minhas duas testemunhas, e elas profetizarão durante mil duzentos e sessenta dias, vestidas com pano de saco.
4 Estas são as duas oliveiras e os dois candelabros que permanecem diante do Senhor da terra.
5 Se alguém quiser causar‑lhes dano, da boca deles sairá fogo que devorará os seus inimigos. É assim que deve morrer qualquer pessoa que quiser causar‑lhes dano.
6 Estes homens têm poder para fechar o céu, de modo que não chova durante o tempo em que estiverem profetizando, e têm poder para transformar a água em sangue e ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes desejarem.
Apocalipse 11:3-6
Na visão dispensacionalista que William Marrion Branham (WMB) acredita, o evento ocorrerá antes da Grande Tribulação. No entanto, de acordo com o texto bíblico, ele pregará durante a Grande Tribulação. As duas testemunhas pregarão por mil duzentos e sessenta dias, que é equivalente a aproximadamente três anos e meio. Esse período corresponde à Grande Tribulação.
Quando o Anjo toca a trombeta?
O versículo utilizado por William Branham para se referir ao anjo da ultima Era está em Apocalipse 10:7, as duas testemunhas aparecem no capitulo seguinte de Apocalipse mostrando ser o período da Grande Tribulação. Mas vamos analisar o texto utilizado pela mensagem e entender o caso.
No entanto, nos dias em que o sétimo anjo estiver para tocar sua trombeta, também se cumprirá o mistério de Deus, como ele o anunciou aos seus servos, os profetas.
Apocalipse 10:7
Ao analisar esta escritura notamos que é um anuncio de algo que ainda ocorrerá, e que se cumprirá os mistérios de Deus. Mas em que momento o anjo toca a sua trombeta? Em Apocalipse 11:15:
15 O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve altas vozes nos céus, que diziam:
“O reino do mundo se tornou do nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos”.
16 Os vinte e quatro anciãos que estavam sentados no seu trono diante de Deus caíram prostrados sobre o rosto e adoraram a Deus,
17 dizendo:
“Graças te damos, Senhor Deus Todo-poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e começaste a reinar.
Apocalipse 11:15-17
Com isso percebemos que o Anjo toca a trombeta após as 2 testemunhas lá nos primeiros versículos do capitulo 11, vimos também que quando as duas testemunhas aparecem no livro é o momento da Grande Tribulação. Sendo assim o Sétimo Anjo de Apocalipse toca sua trombeta no final da Grande Tribulação.
O que este Anjo restauraria?
Segundo a Bíblia Sagrada, seriam mistérios de Deus a serem cumpridos:
No entanto, nos dias em que o sétimo anjo estiver para tocar sua trombeta, também se cumprirá o mistério de Deus, como ele o anunciou aos seus servos, os profetas.
Apocalipse 10:7
Mas William Branham diz que são “Cabos soltos” deixados por outros pregadores denominacionais:
SENHORES, É ESTE O TEMPO?
30 de Dezembro de 1962
Jeffersonville - Indiana - E.U.A.
289 Agora observem. Há muita verdade perdida ali fora. Por que? Onde outros se comprometeram na verdade. Porém este sétimo anjo não se comprometerá em nada. Ele reúne todos os cabos soltos, junta todos eles. E ao soar, “Todo o mistério de Deus se consumará”. Deus lhe enviou. Todos os mistérios ocultos foram consumados quando ele, Isto foi revelado a ele. Através de que? Se estes são mistérios ocultos, o homem terá que ser profeta. E não acabamos de estudar e ver que esse profeta que virá nos dias finais será aquele grande Elias pelo qual temos estado esperando? [A congregação diz: “Amém” – Ed.] Porquanto estes mistérios que estão ocultos aos teólogos, terão que ser revelados através de Deus. E a Palavra vem somente ao profeta. [“Amém”] E sabemos disso. Ele será o segundo Elias, conforme prometido. Oh! A mensagem que ele trará será os mistérios sobre todas estas coisas.
Rev. William M. Branham
App A Palavra Original
Mas em nenhum momento se cumprirá verdades perdidas, a Bíblia é bem clara e Deus não deixaria parte de seus segredos perdidos por ai para que o Anjo juntasse os cabos perdidos. Sendo assim isso é uma grande distorção para beneficio próprio.
Anjo celestial ou terreno?
Agora, em Apocalipse percebemos que temos sete anjos para o fim dos tempos, onde o sétimo seria William Branham segundo a mensagem, sendo assim, esses sete anjos são terrenos ou celestiais?
1 Quando ele abriu o sétimo selo, houve silêncio nos céus por cerca de meia hora.
2 Vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, aos quais foram dadas sete trombetas.
Apocalipse 8:1-2
No capitulo 8 de Apocalipse é o começo onde vemos todos esses sete anjos reunidos, e vemos que eles estão no céu e não estão na terra. Sendo assim o sétimo anjo também é celestial e não terreno como os crentes da mensagem acreditam.
Mas será que existe anjo terrestre? Talvez você se pergunte então vamos entender um pouco mais sobre a questão angelical.
Nem todos os anjos bíblicos são exclusivamente celestiais em sua natureza ou função. A Bíblia menciona diferentes tipos de anjos, e enquanto muitos são descritos como seres celestiais que residem no céu e servem diretamente a Deus, há também relatos de anjos que interagem com o mundo humano de maneiras significativas. Aqui estão alguns pontos importantes sobre anjos na Bíblia:
- Serafins e Querubins: São anjos celestiais que habitam na presença de Deus e têm funções específicas na adoração e guarda da santidade divina. Os serafins são mencionados em Isaías 6:1-7, onde eles louvam a Deus constantemente. Os querubins são descritos em Gênesis 3:24 como guardiões do caminho para a Árvore da Vida e são frequentemente associados à presença de Deus no tabernáculo e no templo.
- Arcanjos: São anjos de alta hierarquia com funções específicas e importantes. O arcanjo Miguel, por exemplo, é mencionado em Daniel 10:13, 12:1, Judas 1:9 e Apocalipse 12:7-9, onde ele é visto como um defensor do povo de Deus.
- Anjos Mensageiros: Muitos anjos são descritos como mensageiros de Deus, trazendo instruções, profecias ou conforto aos humanos. O anjo Gabriel é um exemplo, aparecendo em Daniel 8:16-26, 9:21-27, Lucas 1:11-20 (para Zacarias) e Lucas 1:26-38 (para Maria).
- Anjos que Interagem com Humanos: Alguns anjos têm interações diretas e significativas com humanos. Por exemplo, em Gênesis 18, três anjos visitam Abraão para anunciar o nascimento de seu filho Isaac e a destruição de Sodoma e Gomorra. Em Gênesis 32:22-32, Jacó luta com um anjo. Esses relatos mostram anjos assumindo formas físicas e interagindo com o mundo humano de maneira direta.
- Anjos Caídos: Alguns anjos escolheram se rebelar contra Deus e foram expulsos do céu. O exemplo mais conhecido é Satanás, que era um anjo antes de sua queda. Esses anjos não são celestiais no sentido tradicional, pois foram banidos do céu devido à sua rebelião (Isaías 14:12-15, Ezequiel 28:12-17, Apocalipse 12:7-9).
Portanto, enquanto muitos anjos são de fato celestiais e servem a Deus no céu, há uma variedade de funções e narrativas envolvendo anjos que interagem com o mundo humano, assumem formas físicas e até se rebelam contra Deus.
Mas e o Anjo William Branham?
Como todos os anjos, não tem origem humana e não nasceram de uma mulher. Ele é um ser celestial criado por Deus com a missão de ser mensageiro. Por tanto não veremos anjos terrestres vindo de um nascimento humano.
Natureza dos Anjos na Bíblia:
- Criaturas Espirituais: Anjos são descritos como seres espirituais criados por Deus (Hebreus 1:14). Eles existem para servir a Deus e cumprir Suas ordens.
- Não Humanos: Eles não possuem corpo físico, gênero ou reprodução como seres humanos (Mateus 22:30).
- Servos e Mensageiros de Deus: A função principal dos anjos é servir a Deus e atuar como Seus mensageiros, trazendo instruções e revelações aos humanos.
Mesmo que tenha anjos para fins terrestres, são seres originados da criação de Deus, em nenhum momento teremos anjos nascido de homens como no caso de William Branham que se intitulou o 7 anjo de Apocalipse.
Sete Eras ou Sete Igrejas?
Certo, agora que você já entendeu que o anjo de Apocalipse é um anjo celestial que cumpre mistérios e não junta cabo solto, você deve estar se perguntando, em que momento entram as Eras da Igreja? E o que acontecerá com Laodiceia já que não existe anjo?
Quando abrimos o livro de Apocalipse lá no primeiro capítulo vemos João, e é dado um recado para ele, observe se em algum momento fala de sete Eras:
João,
Às sete igrejas da província da Ásia:
Graça e paz a vocês da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete espíritos que estão diante do seu trono e da parte de Jesus Cristo, a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra.
Apocalipse 1:4-5
Claramente aqui são igrejas e não “Eras”, por tanto não existe tal “Era”, quem trouxe essa teologia de eras da igreja foi o teólogo batista Clarence Larkin e também vemos Charles Teze Russel se intitulando sétimo mensageiro de Laodiceia. Sendo assim, também não é nenhum mistério, não é como se William Branham tivesse inventado a roda, se fosse nos tempos atuais poderíamos considerar uma trend de Tik Tok que William Branham seguiu para ganhar like e visualização.
O livro do Apocalipse, também conhecido como o Livro da Revelação, foi escrito por João, um dos apóstolos de Jesus, por volta do final do primeiro século, provavelmente entre os anos 81 e 96 d.C. O consenso acadêmico sugere que foi escrito durante o reinado do imperador romano Domiciano, por volta dos anos 81-96 d.C. Essa datação é baseada em evidências históricas, literárias e teológicas relacionadas ao contexto da escrita do livro.
Conforme vimos no texto bíblico, as sete igrejas estavam na Ásia. Se considerarmos o contexto histórico, veremos que o livro de Apocalipse foi escrito entre 81 e 96 d.C. Portanto, os mensageiros dessas igrejas deveriam estar nesse período específico, e não em um período atemporal.
Na teologia dispensacionalista, cada igreja mencionada no livro de Apocalipse simboliza um período da história. No entanto, se formos fiéis ao texto sagrado, essas igrejas devem ser entendidas como pertencentes ao período descrito, que é de 81 a 96 d.C., e não a diferentes épocas históricas.
Mensageiro vem no final da Era?
SENHORES, É ESTE O TEMPO?
30 de Dezembro de 1962
Jeffersonville - Indiana - E.U.A.
271 Recordem, Paulo veio no final da era. Todos os mensageiros vêm no final da era. É no tempo do fim quando estas coisas são expostas.
Rev. William M. Branham
App A Palavra Original
Se todos os mensageiros vem no final da era, o que aconteceu no caso de William Branham que já morreu?
Conclusão
Em nosso estudo, observamos que o anjo de Apocalipse 10:7 toca sua trombeta após o testemunho das duas testemunhas, conforme descrito em Apocalipse 11:15. Além disso, conforme Apocalipse 8, os anjos estão na presença de Deus no céu, não na terra. Também notamos que as sete igrejas mencionadas no livro de Apocalipse estão localizadas na Ásia, no período histórico específico de 81 a 96 d.C.
William Branham afirmou que o mensageiro vem para juntar cabos soltos. No entanto, a Bíblia é clara ao afirmar que os mistérios de Deus são revelados de forma completa e não ficam perdidos ou fragmentados.
Por fim, Branham disse que o mensageiro vem no fim de sua era. Entretanto, o anjo dessa suposta era já morreu, levantando a questão: em que Era estamos realmente?
Esta análise nos leva a refletir sobre a interpretação dos eventos proféticos e a necessidade de um estudo cuidadoso e contextual das Escrituras, respeitando o tempo e o espaço descritos no texto sagrado.