A contradição da Semente da Serpente

desmistificandobranham.com

A doutrina da “Semente da Serpente” é uma interpretação teológica controversa, que busca explicar o papel do pecado original e sua relação com a descendência da humanidade a partir de uma perspetiva literalista de Gênesis 3. Essa doutrina argumenta que o pecado original não foi apenas um ato de desobediência moral, mas que envolveu uma relação sexual entre Eva e a serpente, resultando na linhagem corrupta de Caim e seus descendentes. Embora essa interpretação não seja aceita por teólogos tradicionais da ortodoxia cristã, ela encontrou defensores em algumas vertentes do cristianismo ao longo da história.

A base para a doutrina da Semente da Serpente está no relato do Gênesis 3, que descreve a tentação e queda de Adão e Eva. O texto bíblico fala de uma serpente que engana Eva para que ela coma do fruto proibido, resultando na entrada do pecado no mundo. Defensores da doutrina interpretam o ato de “comer o fruto” como uma metáfora para uma relação sexual entre Eva e a serpente (geralmente interpretada como Satanás). Dessa união, nasceria Caim, que é descrito como pertencente a uma linhagem ímpia e separada da descendência de Sete, o terceiro filho de Adão.

Essa ideia de duas linhagens — uma divina, vinda de Adão e Sete, e outra diabólica, vinda de Eva e Satanás por meio de Caim — é central para a doutrina. A descendência de Caim, de acordo com essa visão, carrega a corrupção original e se manifesta ao longo da história através de ações malignas e opressão do povo de Deus.

Defensores ou contribuintes para tal doutrina:

A descendência de Caim, de acordo com essa visão, carrega a corrupção original e se manifesta ao longo da história através de ações malignas e opressão do povo de Deus. Alguns teólogos e estudiosos já acreditavam na teoria outros influenciaram através dos seus pontos de vista para que pessoas tirassem as conclusões a respeito do que aconteceu no jardim do Éden:

1. Arnold Murray (1929–2014)

Fundador do Shepherd’s Chapel, Arnold Murray é um dos defensores mais conhecidos da doutrina da Semente da Serpente nos tempos modernos. Ele acreditava que a relação sexual entre Eva e a serpente resultou na linhagem de Caim.

2. Clarence Larkin (1850–1924)

Um teólogo dispensacionalista que, embora não tenha promovido exatamente a doutrina da Semente da Serpente, é conhecido por suas interpretações literais e simbólicas da Bíblia, que influenciaram outras interpretações sobre o pecado original.

Ou seja, foi um grande influenciador para a doutrina.

3. Daniel Parker (1781–1844)

Líder batista primitivista dos séculos XVIII e XIX, Daniel Parker introduziu uma doutrina conhecida como “Two-Seedism” ou “Doutrina das Duas Sementes”. Ele defendia que havia duas sementes, a semente de Deus e a semente do diabo, dentro da humanidade.

4. Charles Taze Russell (1852–1916)

Fundador das Testemunhas de Jeová, Russell ensinava sobre uma batalha espiritual entre duas linhagens, embora suas visões não fossem idênticas à doutrina da Semente da Serpente como pregada por William Branham.

5. William Branham (1907–1965)

Um dos principais defensores da doutrina da Semente da Serpente no século XX. Branham ensinava que o pecado original envolvia uma relação sexual entre Eva e a serpente, resultando na descendência corrupta de Caim.

6. Movimento da Identidade Cristã nos EUA

Algumas vertentes deste movimento racista e extremista dos Estados Unidos promovem a doutrina da Semente da Serpente como parte de suas crenças, associando a linhagem de Caim a certos grupos raciais.

Revelação de William Branham?

William Branham um dos maiores defensores da Semente da Serpente afirmou que era uma “revelação” do sétimo anjo, ou seja era algo oculto desde antes da fundação do mundo e que foi revelado nos últimos dias para a noiva eleita.

9 - Ele me falou ali mesmo, e disse: “Os Sete Selos serão abertos. Os sete mistérios; o mistério sétuplo da Bíblia que tem estado oculto desde a fundação do mundo, será revelado”. E nós, sendo um grupo pequeno e humilde em comparação com o resto do mundo, temos nos regozijado com estas bênçãos, havendo escutado estes mistérios: Casamento e Divórcio, A Semente da Serpente, e todas aquelas perguntas nos tem sido completamente reveladas, não pelo homem, mas por Deus mesmo, Quem nos tem aberto estes sete mistérios do que foi a Igreja, como foi em Cristo no princípio, e como seria revelado isto nos últimos dias.

AO NASCER DO SOL - O PODER VIVIFICADOR
18 de Abril de 1965
App Busca

A pergunta que fica é:

1. Quem revelou para Daniel Parker entre 1781–1844?

2. Se o próprio Satanás sabe disso (afinal Caim é filho dele) qual a necessidade de uma revelação se já é de conhecimento do povo?

3. Pode o diabo revelar algo oculto que é apenas de conhecimento de Deus? Ainda mais estando OCULTO desde antes da fundação do mundo?

William Branham iniciou seu ministério rejeitando a ideia da Semente da Serpente, uma vez que seus amigos do grupo extremista criam nela, em um dos cultos de Branham se refere a Caim como filho de Adão:

29 - Agora, a Bíblia  apenas fornece o registro de três filhos nascidos de Adão e Eva, e estes são Caim, Abel e Sete. Agora, se todos estes três foram homens, se não nasceu nenhuma fêmea, então quando a única fêmea, Eva, morreu, a raça humana teria terminado a sua existência imediatamente então, porque ali não havia nenhuma maneira para que eles - ter qualquer - para a raça humana ter continuado, porque não havia nenhuma fêmea disponível. Eva teria sido a única. Mas veja você, eles não registram os - os nascimentos das bebês, na Bíblia; portanto, eles tiveram  meninas assim como tiveram os meninos.

50 - Agora, foi dito... E eu espero que meus amigos de cor que estão aqui desculpem
esta observação,  porque absolutamente não é correta.  A primeira vez que eu encontrei alguém na minha vida, depois que eu me converti... eu estava...
encontrei com o irmão George DeArk e os outros ali embaixo. Eu estava andando, e o Senhor me dirigiu a um pequeno lugar. E eles estavam discutindo de onde o homem de cor veio. E eles estavam tentando dizer que o homem de cor... Que Caim havia se casado com um animal parecido com um macaco e através disso veio a raça de cor. Agora, isto está errado.
Absolutamente, isto está errado. E nunca se firme nisto. Porque não havia
ninguém de cor ou  branco, ou  nenhuma outra diferença; havia apenas uma
raça de pessoas no dilúvio. Então depois do dilúvio e da torre de Babel, eles
começaram a se espalhar, foi aí onde eles tomaram suas cores e assim por
diante. Todos eles vieram da mesma árvore. Isto é exatamente correto. Adão e
Eva foram pai e mãe terrestres de toda criatura viva, de seres humanos, que já
esteve na terra. Isto é correto.
Negro, branco,
pálido, moreno, e amarelo, seja de qual cor você for, isto é absolutamente o
lugar no qual você vive, e a maneira que - que o... Exatamente como penso...

Perguntas e respostas sobre hebreus - 3ª parte
Pregada em: 06 de Outubro de 1957
App Busca

Nesses dois parágrafos da mensagem PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE HEBREUS – 3ª PARTE mostra que:

1 – Caim é filho de Adão!

  Branham afirma que bíblia mostra isso!

2 – O Senhor mostrou a ele sobre a paternidade de Caim!

  Se o Senhor o conduziu aqui, então por que mais tarde ele muda o discurso?

3 – Adão e Eva foram os pais de toda a humanidade viva!

 Se essa foi a revelação de Deus neste momento, por que mais tarde a revelação mudou? Quem está mentindo Deus ou Branham?

Outras citações:

105 - Expulsos do jardim do Éden! Agora eu quero que você observe, aqui vem… quando Caim e Abel, os dois filhos de Adão e Eva, vieram fazer uma oferta.

A crueldade do pecado, e a pena que custou para afastar o pecado de nossas vidas
Pregada em: 03 de Abril de 1953
App Busca
56 - Se você observar, entre as gerações, após a morte de Abel, Deus o substituiu por Sete. Claro, fomos ensinados, através dos historiadores, que Adão e Eva tiveram setenta filhos e filhas. Mas como a Bíblia registra apenas os três filhos, Sem, Cão e - e Jafé, foram filhos de Noé. Perdoem-me. Foram Caim, Abel e Sete, foram filhos de Noé... ou melhor, filhos de Adão.

A Arca
Pregada em: 22 de Maio de 1955
App Busca
28 - Agora, havia dois meninos. Vamos começar com... Adão e Eva eram puros. Deus fez Adão do pó da terra, tirou de seu lado uma costela e fez uma mulher. E ela pecou, trouxe Adão para dentro disso. Ambos pecaram. Então, Deus os expulsou. Eles tiveram dois filhos. Um foi Caim. O outro foi Abel. Se eu fosse falar aqui na próxima semana, há um assunto sobre o qual eu gosto de falar: Três perguntas de Deus. Onde estás? O que fizeste? E onde está o teu irmão?
"Onde estás?" Ele falou com Adão. "O que fizeste?" Ele falou com Eva. "Onde está o teu irmão?" Ele falou com Caim. Três perguntas que Deus fez. Pense nisso.

29 -
Agora, ao saírem, houve dois meninos após Adão e Eva, Caim e Abel, e eles eram ambos filhos de Adão e Eva. Agora, lembre-se, ambos os meninos tentaram encontrar favor com Deus. E eles fizeram um altar. Agora, aqui está a parte chocante. Chegue até o fundo disso. Caim não era um descrente. Caim era um crente. Oh, que o Espírito Santo agora nos tranquilize, chame nossa atenção de volta para Gênesis, e vamos viver esta imagem.

56-0311A - "A Vinha Verdadeira e a Vinha Falsa"
Pregada em: 11 de março de 1956
App The Table
11 - Observe esses seres humanos. Os dois primeiros mortais a saírem do jardim do Éden, Adão e Eva, eles geraram dois filhos. Um, Cam ou peço desculpas, um Caim e um Abel. Eu posso ver toda essa grande eternidade virada para baixo, quando chegou o momento em que eles foram tirados do jardim do Éden, expulsos para se mudarem por si mesmos.

Havia dois meninos, ambos da mesma mãe, mesmo pai. E então quando eles eram... Ambos queriam encontrar favor com Deus.

53-1110 - "Eu Restaurarei"
Pregada em: 10 de Novembro de 1953
Rev. William Marrion Branham

A contradição na mesma década

Repare nas datas das mensagens anteriores, 1953, 1955, 1956 William Branham dizia que Caim é filho de Adão porém, no mesmo período da década de 50 teremos mensagens onde Branham afirma que Caim é filho de Satanás, trazendo mais contradição ainda:

124 - Agora, de onde eu acho que isso veio. Agora, aqui vai um pouco da minha própria doutrina. Isso é apenas para o pessoal da igreja, entenda. Eu acho que Caim era filho de Satanás. Sei que você discorda disso, minha própria igreja também discorda. Mas ainda... até Deus me mostrar algo diferente, eu... eu acreditarei na mesma coisa, veja, que ele era filho de Satanás. Porque eu não consigo imaginar aquele espírito ímpio e assassino vindo de Deus. Não, senhor. Ele tinha que ser como seu pai, e o pai dele foi esse... aqui, quando Satanás se apoderou da serpente.

125 - E a serpente não era um réptil, a maldição a transformou em um réptil. Ela era como um homem, andava ereta. E ela estava com essa mulher lá fora, e ela cometeu esse adultério e trouxe à luz seu primeiro filho, que foi Caim, com a
natureza de seu pai. E eu acredito que aquela grande besta era como um homem, e
ele andava ereto, e é daí que vieram esses grandes gigantes. Sim, exatamente. AGORA, ESSE É O MEU PRÓPRIO PENSAMENTO, e eu... eu posso estar errado. Esse é o meu pensamento, entenda. Mas eles eram grandes homens.

54-0103M - "Perguntas e Respostas #1" 
Pregada em 03 de Janeiro de 1954
App The Table

Perceba que na mensagem anterior em 1954 ele diz que era apenas uma opinião pessoal e que seus membros discordavam dele, aqui Branham está sendo humilde em dizer que era sua opinião, e não uma revelação.

Em 1950 Branham também já dizia que Caim é filho de Satanás:

22 E lembre-se, na glória, a primeira coisa que causou o primeiro pecado, foi que Satanás queria as coisas um pouco melhores do que Miguel, passou e estabeleceu um reino - um melhor, melhor - mais bonito. Veem? Isso é beleza. Aqui cai diretamente em seu filho, Caim, vindo diretamente para baixo. E ele decorou seu altar, lindo.

MOSTRA-NOS O PAI E ISSO NOS BASTA
Pregada em: 19 de Agosto de 1950
App Busca

1953:

89 Eu imagino Caim sendo o ungido de Satanás, o filho de Satanás, que desceu... E eu gostaria de mostrar a vocês uma pequena imagem ali também, em um minuto, de Caim e Abel. Como quando eles vieram, Caim veio para trazer seu sacrifício; provavelmente era muito mais bonito do que o de Abel. Caim era um lavrador do solo. E ele tinha—ele tinha lírios e coisas bonitas para decorar seu altar.

90 Agora, olhe. Eu quero que você entenda isso, e algum dia diante do Deus Todo-Poderoso, onde todos nós estaremos, você descobrirá que isso não está muito errado. Observe Caim em sua natureza. Ele foi criado segundo seu pai, Satanás. E quando ele vier, eu quero que você veja que ele fez um lindo sacrifício, talvez decorado com lírios e tudo, como aqui em—em nossa terra.

53-1129A - "A Fé Que Uma Vez Foi Entregue aos Santos"
Pregada em: 29 de Novembro de 1953
App The Table

1957:

107 Satanás constantemente observava aquela Semente. Quando Abel nasceu, ele disse: "Aí está você, essa é a semente." E ele matou Abel. Seu filho, Caim, matou Abel. E assim que Abel morreu, ele disse: "Eu tenho a semente." Ele a matou. Ele disse: "Eu tenho." Mas, a morte de Abel, o nascimento de Sete foi a ressurreição novamente. Observe como eles descem.

57-0821 - "Hebreus, Capítulo Um"
Pregada em: 21 de Agosto de 1957
App The Table

A partir de 1958 William Branham toma oficialmente essa doutrina como a doutrina certe e mais pra frente ele diz que essa doutrina é uma das revelações do Sétimo Anjo:

160 E ela viu que era agradável, então ela foi e contou ao seu marido, mas ela já estava grávida, de Satanás.

161 E ela deu à luz seu primeiro filho, cujo nome era Caim, o filho de Satanás.

“Agora,” você diz, “isso está errado.”

58-0928E - "A Semente da Serpente"
Pregada em: 28 de Setembro de 1958
App The Table

8 meses depois, William Branham dá a entender que existe diferença entre semente da serpente e semente do diábo, contradizendo o que ele afirmou sobre a Serpente ser Satanás, ou Satanás estar na Serpente:

182 - Ali estava Jesus, o pregador do Evangelho, pregando na Cruz. E ali estava Satanás regressando ao inferno, levando consigo a semente da serpente, o incrédulo. Ali estava Deus regressando ao Céu levando Consigo a um pecador arrependido, a semente da mulher. Seguro!
183 - Não era a semente do diabo; era a semente da serpente. E a serpente tinha uma semente, a Bíblia disse que tinha uma semente. E a semente da serpente, todavia existe.

PERGUNTAS E RESPOSTAS - Nº 09
Pregada em: 28 de Junho de 1959
App Busca

Primeiro, não é bíblico que Satanás voltou para o inferno levando o incrédulo da cruz como se fosse filho da Serpente. Segundo, ele coloca que a semente da Serpente não é a mesma que a semente de Satanás, colocando assim a Serpente como outro ser maligno que dividiria a humanidade. Resumindo, mais confusão sobre a doutrina.

Controvérsias

A doutrina da Semente da Serpente tem sido amplamente rejeitada pela maioria dos estudiosos e teólogos cristãos, tanto antigos quanto modernos. A principal crítica é que ela se baseia em uma interpretação extremamente literalista e especulativa de passagens bíblicas, sem apoio consistente no texto bíblico ou na tradição cristã histórica. A ideia de que Eva teve uma relação sexual com a serpente é vista por muitos como um exagero alegórico, sem base no entendimento ortodoxo da narrativa de Gênesis.

Além disso, essa doutrina foi usada historicamente para justificar teorias raciais e preconceituosas, como as defendidas por movimentos de supremacia branca. Essas implicações éticas e sociais geraram uma rejeição ainda maior por parte da teologia tradicional.

“Então Adão teve relações sexuais com Eva, sua mulher; ela concebeu e deu à luz Caim, e declarou: “Com a ajuda do SENHOR, tive um filho homem.

Voltou a engravidar e desta vez lhe nasceu Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor de ovelhas e Caim cultivava a terra.”

  – Genesis 4:1-2 Biblia King James

A doutrina não tem Base Bíblica, pois em Genesis 4 de acordo com a Biblia King James – a versão defendida pelo profeta como a verdadeira – vemos que houve relações sexuais após a saída do Jardim onde foi concebido Caim e somente mais tarde que Abel foi concebido.

10 Talvez, às vezes as - as palavras eloquentes que os estudiosos e assim por diante tentam dar à Bíblia. Seus - Seus termos ou pronuncias. Estou satisfeito em ter a King James comigo. Ela sobreviveu às tempestades por mais tempo do que qualquer outra tradução, e eu creio que assim...

ISRAEL E A IGREJA - 1ª PARTE
25 de Março de 1953
App Busca

Outras versões bíblicas mostram a mesma coisa, não há menção de relações sexuais no jardim do Eden, pois se houvesse, estaria explícito como está mostrando após sairem do Jardim.

Outro ponto em questão é que William Branham já tinha uma opinião própria sobre isso, como ele mesmo afirmou, por tanto, não cabe dentro da tal “revelação” proposta por ele. E por fim, há contradições dentro do mesmo período em relação a doutrina, uma hora Caim é filho de Adão outra hora é filho de Satanás, e depois apenas filho da Serpente e não mais de Satanás.

Gerar PDF
Rolar para cima